A oportunidade de ganhar até R$ 4 mil por três meses de trabalho temporário atraiu nada menos que 1 milhão de interessados no concurso de recenseador do IBGE. No Estado do Rio, a relação candidato/vaga é de quase 5 para 1 — são 80.985 disputando 17.251 chances. E os números podem aumentar. Só a partir de amanhã, quando os cartões de confirmação de inscrição começarem a ser impressos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística terá a noção exata do número de participantes na seleção.
.
De olho no salário, que pode chegar a R$ 4 mil, André se diz tranquilo | Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia.Para fazer frente à grande concorrência, nada de se apavorar. O melhor é deixar a ansiedade de lado e acelerar a rotina de estudos. Especialistas orientam destinar mais esforços aos assuntos técnicos do Censo e reforçar o que ainda não foi bem assimilado.
“O concurso de recenseador do IBGE, que tem como banca examinadora a Cesgranrio, costuma apresentar provas muito fiéis ao edital. As questões são bem formuladas, e a seleção é relativamente fácil. É sempre bom dar uma olhada nas provas dos últimos concursos, revisar as disciplinas pelo programa do edital e ver se já estudou todo o conteúdo. Além, é claro, de reforçar aquilo que ainda não está muito bem estudado. Nesse ponto, os exercícios e simulados ajudam bastante”, indica o professor Leonardo Chucrute, do curso Progressão.
O candidato não deve se esquecer de ler jornais e revistas e se inteirar dos assuntos mais comentados na mídia. As notícias diárias podem se tornar questões de prova de Conhecimentos Gerais.
Guia do IBGE traz dicas valiosas
O candidato a recenseador do IBGE terá em mãos um precioso material para estudar. O kit de inscrição inclui apostila com os tópicos dos Conhecimentos Específicos. “Essa é a disciplina que vale metade dos pontos da prova. Ela não apresentará muitas dificuldades”, afirma o diretor pedagógico da Academia do Concurso Público, Paulo Estrella.
Neste ano, o Censo terá novidades. Além das perguntas tradicionais — idade, sexo, cor ou raça, renda, bens e condições do domicílio —, o IBGE quer saber quantas famílias são chefiadas por mulheres e o número de casais gays. Pelo novo questionário, o instituto buscará aferir ainda o tempo de deslocamento de casa ao trabalho e o número de domicílios com computadores e Internet.
Para facilitar a realização das entrevistas e a apuração dos dados nos 58 milhões de casas no País, os recenseadores contarão com computadores portáteis. Eles serão identificados com colete e crachá com a identidade. O IBGE vai enviar ainda aos síndicos de condomínios fotos com nomes e identidades dos profissionais.
TOME NOTA
CARTÕES DE INSCRIÇÃO
A partir de amanhã, os mais de 1.052.000 inscritos na seleção para recenseador do IBGE poderão saber onde farão as provas para o concurso. Os cartões de confirmação de inscrição estarão disponíveis na página da Cesgranrio na Internet, em www.cesgranrio.org.br. No documento, devem constar nome do candidato, local, data e horário das provas. Traz ainda área de trabalho para a qual deseja concorrer, tipo de vaga escolhida pelo candidato (vaga de ampla concorrência ou reservada a portadores de necessidades especiais), e, se for o caso, a condição especial oferecida. Quem não tem computador em casa ou no trabalho pode ligar para a Central de Atendimento da Fundação Cesgranrio, através do telefone 0800-70-120-28, das 9h às 17h.
PROVAS EM 30 DE MAIO
As provas estão previstas para acontecer último domingo de maio, dia 30. Os candidatos terão de responder a questões objetivas de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais, além de Conhecimentos Específicos — em que serão cobradas noções da cartilha sobre o Censo 2010, disponibilizada no ato da inscrição, junto com o edital da seleção.
TREINAMENTO
Os aprovados no concurso público passarão por treinamento eliminatório e classificatório. As aulas devem acontecer entre os dias 5 e 24 de julho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário