quarta-feira, 5 de maio de 2010

Copa 2014: Ricardo Teixeira diz que sedes terão 'prazo fatal'

As 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014 terão mais um mês para provar que têm condições de receber os jogos do torneio no Brasil. A informação foi dada pelo presidente da CBF e do Comitê Organizador, Ricardo Teixeira, ao Jornal Nacional nesta terça-feira (veja no vídeo ao lado).

- A realidade é que se atrasou muito nos projetos. Para esses projetos aprovados será dado um prazo fatal para que provem a capacidade financeira de cada uma dessas sedes de fazer um estádio. Terão prazo de perto de um mês para provar – disse o dirigente.

O prazo inicial do comitê para início das obras terminou em 1º de março, mas foi prorrogado até a última segunda. No mesmo dia, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, criticou a organização da Copa de 2014 em entrevista na África do Sul.

- Recebi alguns relatórios sobre estádios e não está nada bom. É incrível como o Brasil está atrasado, e não estou falando apenas de Morumbi ou Maracanã, mas de todos os estádios. Muitos dos prazos já expiraram, e nada aconteceu. O Brasil não está no caminho certo - disse Valcke.



A crítica feita pelo secretário-geral da Fifa foi bem recebida por Teixeira, que reforçou a posição da CBF diante de um cronograma que não está sendo cumprido.

- A colocação dele é muito pertinente, na medida que vários pontos estão em atraso. (Também) Venho batendo na tecla é dos aeroportos, e nós fazemos relatórios sobre tudo e mandamos para a Fifa.


O presidente da entidade máxima do futebol brasileiro defendeu o número de sedes tendo em vista o tamanho do país, mas deixou claro novamente que pode haver uma troca de cidades.

- O Brasil é um país-continente, portanto o ideal é fazer a Copa do Mundo com doze sedes. Até para poder abranger o Brasil todo. Mas há uma semana eu havia dito que muitas cidades já estão com o sinal amarelo. Agora, amarelaram mais. Estamos mandando fazer a fiscalização e a verificação in loco de cada um dos estádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário