quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dilma, Serra e Marina Juntos e Eventos

Em Belo Horizonte (MG), os pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) defenderam nesta quinta-feira (6) a parceria com prefeituras e mudanças no sistema de royalties da mineração - tema de interesse dos municípios de Minas - no primeiro evento em que os presidenciáveis estiveram juntos neste período de pré-campanha. O 27º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípíos (AMM), atraiu cerca de 600 prefeitos e ex-prefeitos do Estado.

Confira trechos do encontro em MinasDurante o evento, mediado pelo jornalista Fernando Mitre (da rede "Bandeirantes"), os candidatos foram unânimes em defender a reforma tributária e em alterar o sistema atual de divisão dos royalties da mineração. Serra foi o primeiro a levantar o assunto. Segundo o tucano, os royalties "têm que se estender a outros recursos naturais" e deve estar ligado a invetimentos. Em seguida, Dilma concordou com o adversário e declarou que os royalties para a mineração são "uma questão de dívida com a nação".

Em sua defesa das parcerias entre governo federal e municípios, a petista ressaltou os investimentos previstos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em áreas como saneamento, pavimentação e prevenção de desastres, enquanto Serra criticou o governo federal pela falta de repasse em torno de R$ 350 milhões somente nos 4 primeiros meses deste ano aos municípios mineiros. - além de apoiar o trabalho conjunto entre governo e municípios independentemente da filiação partidária.

Por sua vez, Marina Silva criticou o que chamou de "consensos ocos" em torno de assuntos como a reforma tributária e atacou os "discursos de cirscunstância", em que os partidos mudam de posições dependendo se são situação ou oposição.

Antes do evento, cerca de 50 pessoas, identificadas como professores estaduais em greve, xingaram Serra tentaram agredir o pré-candidato e sua comitiva. Correligionários do tucano e um segurança tiveram que fazer um cordão de isolamento para proteger o candidato. Ao final do evento, foi anunciado o primeiro debate entre os pré-candidatos à Presidência no dia 05 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário