O encerramento do 56º Encontro de Jovens com Cristo, domingo, mostrou mais uma vez a força da juventude católica do Rio de Janeiro. Imbuídos de alegria e fé, mais de 500 fiéis partiram em cortejo rumo à Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. O público foi duas vezes maior ao registrado na Marcha da Maconha, na tarde de sábado.
Para o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, que celebrou a missa de encerramento na Igreja de Nossa Senhora da Paz, o encontro é o momento de integração perfeito da juventude com a Igreja.
– Neste encontro, o jovem procura o que o faz feliz. Ele participa com alegria, e encontra Cristo sem deixar de trabalhar ou estudar, em um fim de semana repleto de atividades e rodeado por pessoas que pensam como ele – destacou o arcebispo.
Há um ano no Brasil, o francês Vianney Rochet demonstrou surpresa com o entusiasmo dos participantes do encontro. Segundo ele, a reunião revela “o valor das coisas simples”:
– A reciprocidade destes jovens católicos brasileiros é enorme, muito diferente do que vivo em minha terra. Durante o fim de semana do encontro, aprendi a dar importância ao amor, à alegria e à felicidade – disse.
Para as irmãs Marina, de 23 anos, Karynna, de 20, e Anna Carolina Fracassi, de 16, o Encontro de Jovens com Cristo foi uma experiência única.
– Foi a primeira vez que participamos. Integrar este grupo é muito bom, pois conhecemos pessoas parecidas conosco. Certamente, voltaremos nas próximas edições – disse a mais velha em nome do trio, que concordou.
Já o gerente de contas Pedro Scripilliti, de 33 anos, também estreante no encontro, disse que a reunião mostrou que é possível juntar pessoas que têm o mesmo ideal.
– Diferentemente do que nos é apresentado pela sociedade, os jovens que participaram do evento formaram um ambiente repleto de muito carinho, amizade e compreensão. A energia é incrível, muito diferente do que enfrentamos pela vida – comparou.
Rio concorre para abrigar a Jornada Mundial
Além da Copa do Mundo e da Olimpíada, o Rio também quer sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em 2014. O arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, já lançou a candidatura da cidade junto ao Vaticano. O evento reúne o maior número de jovens em todo o mundo, com uma média de 2 milhões, provenientes de 175 países.
A próxima Jornada foi marcada pelo papa Bento XVI para o mês de agosto de 2011, em Madri, na Espanha, quando será anunciada a cidade sede do encontro de 2014.
– A JMJ muda o cotidiano de uma cidade. Os jovens circulam com suas bandeiras, em clima de alegria e união – disse Carlos Lins, da Comissão Arquidiocesana responsável pela candidatura carioca.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário