terça-feira, 18 de maio de 2010

Hormônios e Obesidade em alimentos antecipam a chegada da puberdade

Elas largam bonecas para se dedicar a maquiagens e revistas com os astros de Hollywood. Eles folheiam escondidos revistas masculinas, sonhando com as beldades da televisão. Seria normal se não fossem crianças com até 10 anos de idade. A tendência de amadurecimento precoce é global, afirmam especialistas. Pesquisa realizada no Paraná de 2006 a março deste ano pela rede de medicina diagnóstica Dasa confirma a conclusão.

.
A tendência de amadurecimento precoce é global, afirmam especialistas | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Como o ‘Informe do Dia’ revelou ontem, de 526 crianças analisadas, 89,16% apresentavam sinais de antecipação da maturidade. “Sabemos que a incidência da puberdade precoce no mundo está maior”, explicou o autor da pesquisa, o endocrinologista Mauro Scharf. O também endocrinologista Paulo Solberg, da Sociedade Brasileira de Pediatria, a puberdade é precoce quando os sinais aparecem em meninas antes dos 8 anos de idade e, em meninos, antes dos 9.

“O ideal é que a criança seja avaliada logo que começar o desenvolvimento puberal, para que o médico possa analisar se é necessário interromper esse processo”, esclarece Solberg, ressaltando que, em alguns casos, a puberdade precoce está ligada a doenças. “Não é o esperado nem ideal que a menina menstrue aos 9 e anos de idade. É fundamental que essa criança seja avaliada”, destaca.

Scharf ressalta que alguns tumores, como o de suprarrenal, ovários, testículos ou sistema nervoso central, têm como sintoma a puberdade precoce. O problema também pode estar ligado à obesidade. “O corpo reconhece o peso como o de uma pessoa mais velha e dispara os mecanismos hormonais”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário